terça-feira, 14 de outubro de 2008

Marido Rico

Abs. Marido Rico
(publicado em um fórum de site financeiro)

Uma garota escreveu pedindo dicas sobre como arrumar marido rico.
Só isso já é insólito, mas o melhor da história é que um cara, possivelmente um economista ou investidor, deu a ela uma resposta bem fundamentada. Leia:


Ela:
Sou uma garota linda (maravilhosamente linda) de 25 anos.
Sou bem articulada e tenho classe.
Estou querendo me casar com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano.
Tem algum homem que ganhe 500 mil ou mais neste site?
Ou esposas de gente que ganhe isso?
Vocês poderiam me mandar algumas dicas?
Namorei um homem de negócios que ganha por volta de 200 a 250 mil, mas não consigo passar disso e 250 mil não vão me fazer morar no Central Park West.
Conheço uma mulher da minha aula de ioga que casou com um banqueiro e vive em Tribeca, e ela não é tão bonita quanto eu, nem é inteligente.
Então,o que ela fez de certo que eu não fiz?
Como eu chego ao nível dela?

Rafaela S...

Ele:
Li seu anúncio com grande interesse, pensei cuidadosamente sobre seu dilema e fiz uma análise da situação.
Primeiramente, não estou gastando seu tempo, pois me qualifico como um homem que atende seu orçamento; ou seja, eu ganho mais de 500 mil por ano.
Isto posto, considero os fatos da seguinte forma: sua oferta, quando vista da perspectiva de um homem como eu, é simplesmente um péssimo negócio.
Eis o porquê: deixando as firulas de lado, o que você sugere é uma negociação simples.
Você entra com sua beleza física e eu entro com o dinheiro.
Ótimo, fácil.
Mas tem um problema.
Sua aparência vai se acabar e meu dinheiro vai continuar existindo, perpetuamente.
De fato, é bem possível que meus rendimentos aumentem, mas é certeza absoluta o fato que você não vai ficar nem um pouco mais bonita!
Assim, em termos econômicos, você é um ativo sofrendo depreciação e eu sou um ativo rendendo dividendos. Você não somente sofre depreciação como esta depreciação é progressiva, sempre aumenta! Explicando, você tem 25 anos hoje e deve continuar gostosa pelos próximos 5/10 anos (se bem cuidada), mas sempre um pouco menos a cada ano.
O fim de sua aparência começa cedo e em alguns anos você já estará acabada!
Além do que a beleza precisa ser up-to-date, ela é em função de modismos sociais desejados em determinadas épocas.
Hoje peitões estão na moda; amanhã talvez só fazendeiros com laticínios os apreciem.
Então, usando o linguajar de Wall Street, nós a chamaríamos de trading position (posição para comercializar) , e não de buy and hold (compre
e retenha), que é o que você deseja... daí o problema casamento.
Não faz sentido, do ponto de vista dos negócios, comprar você (que é o que você quer), portanto prefiro alugá-la, com taxas decrescentes conforme a depreciação do produto.
Se você estiver pensando que estou sendo cruel, eu tenho a dizer o seguinte: se meu dinheiro pode se acabar, você certamente também vai.
Para evitar isto eu tenho stops, minhas travas de segurança.
Então, quando sua beleza se esvair eu tenho que ter uma opção de saída. É simples assim.
Um negócio razoável e honesto, portanto, é um namoro, e não casamento.
Paralelamente a isso, bem no início da minha carreira me ensinaram sobre mercados eficientes: não existem barbadas.
Se algo é tão bom e não é percebido pelo mercado, é mais provável que o produto não seja tão bom assim do que a alternativa que o mercado seja idiota.
Assim, eu me pergunto como uma garota articulada, com classe e maravilhosamente linda como você, ainda não achou seu tio Sukita.
Acho difícil acreditar que você é tão bonita quanto diz e os 500 mil dólares ainda não te encontraram, nem que fosse para um test-drive.
Outras vezes o produto não encontra comprador por questões de preço ou distribuição: pode estar inflacionado ou escondido.
Para isto existem os leilões.
Todos analisam/experimentam a mercadoria e o preço baixa até a melhor oferta.
Ou continua encalhado.
Por outro lado, sempre há um jeito de você descobrir como ganhar dinheiro por conta própria, para que não precisemos ter essas conversas difíceis. Com tudo isso dito, devo dizer que você está tentando uma alternativa muito lógica.
É a clássica capitalização via golpe do baú.
Por outro lado se você quiser capitalizar via leasing do produto, mergulhe fundo na sua vocação e encontre vários investidores simultâneos. É mais rentável (e mais honesto) ganhar presentes de dez homens ao mesmo tempo, pois assim eles vão ter muito claro quem você é, diminuindo o risco de expectativas ou desdobramentos futuros (obviamente fazendo o hedge de usar duas camisinhas).
Espero que tenha sido útil e, se quiser negociar um contrato de aluguel, fale comigo.
Se por outro lado você for tão esperta (ou ingênua), pode provocar amor à primeira vista e uma proposta imediata de casamento do meu motorista, que ganha 30 mil dólares por ano, mas desfila pela cidade dirigindo meu Bentley de 300 mil dólares.
Pessoas que ganham na faixa que você procura ou são perspicazes gestores de riscos que não cairiam mais em golpes simplistas, ou herdeiros idiotas que já tem casamento arranjado pela família, dentro de um grande rebanho de pretendentes disponíveis, com garantia de pedigree.

Meus votos de sucesso.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você