sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Aulas de Português com a Tia Gi – parte 1


Longe de mim querer parecer um professor Pasquale da vida (ele, por sinal, é um belo idiota). Definitivamente a minha intenção não é dar uma de guru da Língua Portuguesa.

Todos os brasileiros sabem muito bem a sua própria língua. Talvez não dominem a tal norma culta ou padrão. Em conseqüência disso, acabam errando na hora de escrever. Eu também erro. Erro pra caramba. Mas tento me corrigir.

O fato é que escrever direitinho, de acordo com a norma padrão, não faz mal à ninguém, não é mesmo?

Chega de enrolação. Passemos à primeira lição.

Com certa freqüência, tenho visto pela net afora frases do tipo:

As fotos que você tirou ontem ficarão ótimas. (Os vírus vêm assim! Hacker burro!)

Mas a ação de tirar as fotos aconteceu no passado, então o verbo deveria ser “ficaram” e não “ficarão”, como a toupeira escreveu.

“Ficarão” é futuro. As fotos que eu vou tirar na praia amanhã ficarão ótimas.


RESUMINDO


Passado – terminação am

Ex: Os meninos passaram na minha casa ontem e trouxeram um presente.


Futuro – terminação ão

Ex: Os meninos passarão na minha casa amanhã e trarão um presente.


Imagem retirada do site Etiqueta Corporativa


PS: pronto, já passou a minha chatice. Voltaremos à programação normal.

3 comentários:

Anônimo disse...

ahuhuahuauhauha

Chatice nada guria, se eu tivesse uma professora de português que ensinava coisas úteis, talvez eu seria um ser humano melhor... pelo menos sabendo escrever melhor né? hahuahuauha

Bjos e nos falamos por aí...
Sandro

° •.☆ Gi ☆.• ° disse...

Hehehehehe
Não ando muito bem. Não repare no que escrevo...
Bjs, Sandro!

Anônimo disse...

risos
só vc prá me animar.
se toda chatice sua for assim, longe de ti, Gi.
Gafanhoto

 
© 2007 Template feito por Templates para Você